Este projeto é, provavelmente, um dos mais complexos de se pensar sobre: como fazer um jogo de tiro divertido, onde os jogadores podem mudar o tempo, mas não só o desacelerando, mas voltando e indo à frente?

Penso que este jogo deve permitir até três jogadores: um que desacelera o tempo, um que pode voltar no tempo, e um que pode ir à frente no tempo. Mesmo que esse seja um jogo de tiro, acredito que deve haver apenas uma arma, para que o mais capaz vença, e não porque “minha arma atira X balas em Y tempo”.

Para fazer isso funcionar, imagino que esses poderes agem em uma bolha ao redor do personagem, e isso muda o que acontece ao seu redor:

  • Quando você volta no tempo, tudo retorna à sua posição original: uma bala irá voltar uma certa quantidade, partículas voltam ao seu ponto de origem…
  • Quando você desacelera o tempo, tudo, exceto você, será mais devagar: partículas, balas, dano ao cenário…
  • Quando você vai à frente do tempo, tudo será muito mais rápido, apenas com suas trajetórias visíveis, e retornarão, então, onde estavam: cabe ao jogador ver o que irá acontecer, e como aproveitar essas informações.

O principal problema é como fazer tudo isso funcionar. Por exemplo, o jogador que pode ir à frente do tempo e o jogador que pode desacelerá-lo. Para isso, acredito que algo assim possa funcionar:

  • Voltar no Tempo + Desacelerar o Tempo: Quando estes dois personagens se enfrentam, tudo estará mais devagas. Ambos os jogadores sofrerão os efeitos de voltar no tempo, vendo balas voltarem, assim como danos à paredes. Entretanto, o jogador que volta no tempo não pode desacelerar seu próprio tempo, e o jogador que desacelera o tempo não pode voltar as balas do inimigo.
  • Voltar no Tempo + Ir à Frente do Tempo: Quando estes dois personagens se enfrentam, as coisas estarão muito mais rápidas, retornando em velocidade reduzida. O personagem que pode voltar no tempo é capaz de desacelerar as balas que estão voltando, enquanto o jogador que pode ir à frente pode acelerar as balas que estão indo para frente.
  • Desacelerar o Tempo + Ir à Frente do Tempo: Quando estes dois personagens se enfrentam, a velocidade de tudo não irá mudar. Entretanto, quando o personagem que desacelera o tempo usa seu poder, ele cancela o primeiro efeito de ir à frente, e o jogador não será capaz de ver as trajetórias das balas, enquanto o jogador que pode ir à frente do tempo pode cancelar os efeitos de desacelerar o tempo.

Esta não é uma solução ideal, estou assumindo que os jogadores podem ativar seus poderes, ao invés de estarem sempre ativos. E que tudo no jogo teria um conjunto de três variáveis, uma para cada poder, e o mogo como agem é baseado em qual poder as afeta, ou se nenhum está – não sou programador, e não tenho experiência fazendo algo deste tipo, então podem haver melhores maneiras de se fazer isso, mas eu não as conheço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *