Este é um projeto submetido para um Game Design Challenge do Game Career Guide. Você pode ver o original no link.

O nome deste jogo é The Waves of Iemanjá, uma referência à uma das principais ferramentas que o jogador terá no jogo, as ondas do mar.

O jogador assume o papel de Iemanjá, uma deusa das águas e mais. Seu objetivo é ajudar as pessoas manter as praias limpsa. Se houver a necessidade de escolher entre elas, sua prioridade é manter o mar puro, sem lixo ou poluição.

Estarei expandindo, um pouco, o mito de Iemanjá, para ter poderes que não são só relacionados à água, mas também às areias e ventos. Você tem três principais maneiras de cumprir sua missão:

  1. A primeira é criar ondas, que podem ser pequenas, médias ou grandes. Maior a onda, mais dano ela pode causar nas pessoas que estão na praia. Ondas são usadas para quebrar os maiores resíduos, e levar o lixo pequeno do mar para a areia.
  2. A segunda maneira é mudar os ventos. O vento joga o lixo da areia para a “área das pessoas”, forçando sua limpeza. O vento também aumenta ondas – se você cria uma onda, e depois cria vento, a onda será maior.
  3. A terceira maneira de limpar a praia é mudar a areia, então o lixo irá subir e ser influenciado pelo vento, ou pelo mar.

Estes três poderes são usados para manter a praia limpa – permitindo mais pessoas nela, que podem limpar a praia -, ou assustar as pessoas. Você não é punido se decidir assustar todos.

O jogo é jogado como um RPG tático: você escolhe o que usar, e onde focá-lo. Cada turno corresponde à uma hora do dia, dando ao jogador um senso de estratégia – naturalmente, ondas podem ser mais fortes à noite, com menos pessoas para impedi-lo. Entretanto, você deve fazer uma ação a cada turno: mesmo que apenas uma onda pequena, você deve fazer algo, afinal, a praia não é um ambiente estático. Cada vez que uma praia é limpa, você tem acesso à uma nova praia, com mais pessoas, ou mais objetos que irão necessitar de uma abordagem diferente para limpeza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *