Este projeto foi feito para um Game Design Challenge sobre insetos. Aqui está o link para o original.

O jogo que projetei se chama Fear of Bees.

Como o próprio nome diz, é um jogo sobre abelhas e medo. É essencialmente a história de uma Colmeia, e como ela interage com a natureza. Você pode escolher entre dois tipos de jogo, ser a Rainha, onde o jogo se torna mais parecido com um jogo de estratégia, ou ser qualquer abelha, tornando-se um jogo em terceira pessoa.

O jogo não é 100% realista, então quando você controla a Rainha, é seu trabalho garantir que a Colmeia resistirá à qualquer coisa. Então cabe a você enviar abelhas para conseguir comida, ou encontrar novas áreas, ou evitar combate. Mas, no momento, vamos falar sobre o jogo em terceira pessoa.

Como uma abelha, você tem um trabalho específico. Você pode ser o responsável por obter pólen, ou por defender a Colmeia. Você precisa voar e fazer o seu trabalho, apenas o seu trabalho. Você pode avisar a Rainha, depois, mas não pode fazer nada sem ela saber.

É porque você é uma abelha. Muitas coisas são maiores que você, desde pequenos lagartos até cachorros e humanos. Você deve ser capaz de avaliar se vale a pena ferroá-los, pois um cachorro pode desenvolver um medo de abelhas e nunca mais atacar a Colméia, mas um humano pode destruir uma Colméia inteira, e vocês não terão chances.

Você pode escolher ser quieto, e talvez, apenas talvez, o humano não extermine a Colmeia, e a leve para alguém que pode proteger a Colmeia e fazer mel. Se você continuar com seu trabalho pacificamente, as abelhas, depois de algum tempo, podem evoluir para uma espécie mais dócil e que produz mais mel. Ou, se você for uma abelha mais violenta, você pode desenvolver um ferrão mais tóxico, e mais animais podem ter medo. E quando isso acontece, você perde seu medo deles. Você verá um humano e, ao invés de pensar que deve escapar, você pode pensar em ferroá-los e garantir a segurança da Colmeia.

Essa é a experiência. Após polinar, criar novas Colmeias, é um jogo sobre escolher o que fazer. Os humanos podem ser uma forma de defesa, fazendo o seu mel e não os ferroando, mas no jogo os vê-los como monstros que podem destruir a Colmeia com um toque. Ou oferecer sua vida à Colmeia, criando medo nos predadores, e não o oposto. Não há nada de “isso é errado, uma abelha não faria isso!”, pois o jogo não é realista, você pode tentar e ver como é, pelas abelhas, ter medo de monstros como cachorros ou humanos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *