Este projeto foi feito para um Game Design Challenge, cujo tema era um jogo que utilizasse instrumentos musicais como controle. Aqui está o link para o original.

Meu projeto de jogo é baseado no Berimbau, no Pandeiro e no Atabaque, usando o tema da capoeira.

A ideia principal é usar o Berimbau para manter o fluxo do jogo: capoeira é, afinal, não só uma arte marcial, mas uma dança. O jogo também pode usar o Pandeiro e o Atabaque, os principais instrumentos usados na capoeira.

Cada equipe de jogadores controla um único lutador. Cada instrumento controla um tipo de ataque: o Berimbau controla os chutes, o Pandeiro a defesa, o Ataque os golpes com mãos e braços, e também há combos, como o Berimbau e o Pandeiro para cabeçadas, o Berimbau e o Atabaque para nocautes, e o Pandeiro e Atabaque para as fintas.

É um jogo focado no trabalho em equipe. Cada jogador deve manter o lutador, e saber quando recuar e deixar outro jogador assumir o controle. Os movimentos básicos são automáticos: o time precisa apenas se concentrar na dança, e tentar vencer.

Há um sistema de pontos, baseados na musicalidade: se um time apenas aperta os botões, eles podem vencer, mas não ganhar tantos pontos quanto um time com senso de musicalidade e ritmo. A ideia é que, por ser uma música, os jogadores que melhoram a experiência devem ser recompensados, em relação aos que querem apenas terminar assim que possível.

Se o time prestar atenção na música que os jogadores cantam, eles podem ter um senso básico do ritmo da luta: se seguirem, irão melhor que alguém que não o segue. Se um personagem conseguir acertar toda a música, ele continuará na dança, e o outor perderá um ponto. Se ambos seguem corretamente o rtimo, a dança continuará, até um deles acabar.

Cada batalha/dança, neste jogo, é baseada em três pontos. O objetivo é permitir o jogo a ter dois diferentes tipos de música, uma focada na batalha, e uma na música em si. O terceiro, se necessário, é guiado pelos jogadores. Pode tomar até cinco minutos, e a equipe que conseguir mais pontos, com a música, ganhará a rodada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *