Este jogo foi uma participação no Game Design Challenge relacionado ao Statina. Aqui está o original.

O conceito do jogo é baseado no Statina, e bem simples: Um jogo 2D, de plataforma, com a ideia de construir fases e ser capaz de publicá-las. Afinal, você tem uma mesa que você pode desenhar, então porque não usá-la para planejar fases?

Usando a mesa, você pode facilmente prototipar a ideia do jogo. using the board, you can easily prototype the feel of the game. Se vai funcionar como uma torre, ou um longo sidescroller. E no seu computador você pode refiná-lo, como “Se você atingir este bloco, você ganha alguma coisa”. A ideia é que o jogador pode customizar não só suas criações, como o próprio jogo. Ele pode criar uma modificação que, se um inimigo morrer, ele explode e afeta a cena.

É similar a Minecraft, de vários modos. Você prototipa facilmente seu jogo, e usando outros programas, com o Statina, você pode criar suas próprias ilustrações. Quando você joga, e não gostou de como o jogo ficou, você volta à mesa, fazendo alguns ajustes. Então você compartilha, e outros irão jogar e, se quiser, customizar o jogo ainda mais.

Um exemplo rápido: você criou um conceito de personagem incrível com uma arma. Se quiser, você cria um corredor, apenas para ver se a sua criação parece funcionar em um jogo. Você arrasta a ação “Mover” para o personagem. Ele se move, e você começa a ajustá-lo. Agora é hora de atirar. Você arrasta a ação “Atirar” do Editor do Jogo e o coloca no Personagem. Vamos dizer que seu nome é Carl. Então, ele atira. Você cria algumas bolhas, e elas são os inimigos. Novamente, você arrasta o “Explode quando morto”. Você criou um básico shooter sidescroller.

Essa é a ideia. Simples, fácil de aprender e fácil de usar. O objetivo é que todos sejam capazes de criar um jogo e personagens, apenas desenhando em uma mesa e testando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *